A autoestima é fundamental para que todo ser humano se sinta bem consigo, pois ela melhora o físico e o psicológico das pessoas. A baixa autoestima na terceira idade é comum, é a fase onde as pessoas começam a sentir o maior “peso” do envelhecimento e muitos idosos se isolam, deixam de se cuidar, acreditam que não são mais úteis e tem algumas frustrações, com isso sua autoconfiança é abalada.
Obter uma boa autoestima, favorece a saúde e a auto realização, e assim ela pode ser uma das grandes soluções para diversos problemas. No envelhecimento sua importância é fundamental para o idoso ser ativo e saudável, ela gera mais confiança e dessa maneira mais independência, vivência e maior qualidade de vida.
A vaidade deve sempre ser exaltada e apreciada, não importando o momento ou a idade, toda mulher merece se sentir bonita e bem cuidada, pois a vaidade é útil para manter um posicionamento mais confiante e um amor próprio mais elevado.
Podemos estimulá-la de várias formas, por exemplo:
- Cuidados com a aparência;
- Cuidados de higiene pessoal;
- Com elogios;
- Combatendo o isolamento com atividades em grupo;
- Apreciar seus avanços, conquistas e saberes;
- Realizar tarefas que os dão prazer.
É importante que sejam feitos cuidados freqüentes como cortes de cabelo, corte e esmaltação de unhas, utilização de cremes e perfumes, pois são gestos simples que fazem total diferença, ativa a compreensão da beleza, da singularidade e valor de cada um.
Pensar em mulher é lembrar-se de vaidade e auto cuidado, por isso nós do Lar da Fraternidade planejamos durante a semana da mulher um calendário com atividades especiais feito com psicóloga, fisioterapeuta, educadora física, terapeuta ocupacional, assistente social e toda uma equipe de enfermagem e colaboradores para trabalhar com todos os moradores uma dinâmica diferente e divertida. Também contamos com a parceria de voluntários para um café da tarde com música ao vivo, tarde de relaxamento e dia de beleza com maquiadora e cabeleireira.